152 - Magnum

Saturday, May 22, 2021

98 - XADREZ DE 4 LADOS, NO ALTO DA MONTANHA: A ACRÓPOLE

 



98 - XADREZ DE 4 LADOS, NO ALTO DA MONTANHA: A ACRÓPOLE

CAPÍTULOS CONCATENADOS:
91 - Freddie Mercury
92 - Mercury Planet
93 - Líquid Mercury
94 - Urano
98 - 4 Sides Chess

capítulo 98 de 8 partes que são as respectivas:

a) A MONTANHA - ENGENHEIROS DO HAWAÍ
b)  IVÃ IV O  TERRÍVEL RÚSSIA 1547
c) SOBRE O FILME DE IVAN O TERRIVEL ( HÁ PARTE 1 E PARTE 2 EXISTEM )
d) EMPRESA SKUBE ( SKULL KUBE - cubo e caveira )
e) SOBRE O XADREZ DE 4 LADOS:
f) A ACRÓPOLE O PONTO MAIS ALTO MAIS PRÓXIMO DAS EXTRELAS DO SOL E DA LUA
G) PARTE SAGRADA DA ACRÓPOLE - VITÓRIA SEM ASAS ( O EPITETO )
H) DEUSA ATENA
i)CONCATENANDO AS PARTES DESENVOLVENDO O TEXTO


PRIMEIRA PARTE: PESQUIZAS:

a) A MONTANHA - ENGENHEIROS DO HAWAÍ

Nem tão longe que eu não possa ver
Nem tão perto que eu possa tocar
Nem tão longe que eu não possa crer
Que um dia chego lá
Nem tão perto que eu possa acreditar
Que o dia já chegou

No alto da montanha, num arranha-céu
No alto da montanha, num arranha-céu

Se eu pudesse, ao menos te contar
O que se enxerga lá do alto
Com céu aberto, limpo e claro
Ou com os olhos fechados
Se eu pudesse ao menos te levar comigo lá

Pro alto da montanha, num arranha-céu
Pro alto da montanha, num arranha-céu

Sem final feliz ou infeliz, atores sem papel
No alto da montanha, à toa, ao léu

Nem tão longe, impossível
Nem tampouco lá, já

No alto da montanha, num arranha-céu
No alto da montanha, num arranha-céu

Sem final feliz ou infeliz, atores sem papel
No alto da montanha, num arranha-céu

https://www.youtube.com/watch?v=TBiQmTS3gJ0

WIKIPÉDIA

b) Ivã IV o TERRÍVEL RÚSSIA 1547 (Kolomenskoye, 25 de agosto de 1530  Moscou, 28 de março de 1584), apelidado de Ivã, o Terrível, foi o Grão-Príncipe de Moscou de 1533 até a fundação do Czarado da Rússia em 1547, continuando a reinar como seu czar até sua morte.[1] Era filho do grão-príncipe Basílio III e sua segunda esposa Helena Glinskaia.[2]

Seu longo reinado viu as conquistas do Canato de CazãCanato de Astracã e Canato da Sibéria, transformando a Rússia num estado multiétnico e multirreligioso abrangendo quase um bilhão de hectares, cerca de 4 046 856 km² (1 562 500 sq mi).[3] Ivã conquistou o progresso do Estado, transformando uma sociedade medieval num império e emergente potência regional, além de se tornar o primeiro a ser coroado como Czar de todas as Rússias.[4]

Diversas fontes históricas descrevem a personalidade de Ivã como complexa, sendo descrito como inteligente e piedoso, com acessos de raiva e surtos esporádicos de transtornos mentais. Num desses ataques assassinou seu herdeiro ao trono, Ivã. Tal fato transmitiu o czarismo para o filho mais novo de Ivã, Teodoro I, com deficiência mental. Ivã IV deixou um legado multifacetado: foi um hábil diplomata, patrono das artes e comércio, fundador da Moscow Print Yard, líder muito popular entre as pessoas comuns da Rússia, mas também lembrado por sua paranoia e indiscutivelmente por seu tratamento rígido com a nobreza.

ALCUNHA:

A palavra terrível é geralmente mais utilizada para traduzir o apelido de Ivã em russo, grozny, porém seu uso moderno leva a uma conotação pejorativa de mau ou mal, o que não representa com precisão seu significado pretendido. O significado original de grozny está mais próximo de "inspira terror", "perigoso", "formidável" ou "ameaçador, duro, rigoroso, autoritário". Vladimir Dal define grozny como o uso arcaico específico de um epítecto dos czares: "corajosos, magníficos, magistrais, mantendo os inimigos em medo, mas levando as pessoas com obediência".[5] Outras traduções também foram sugeridas por estudiosos modernos.


c) SOBRE O FILME DE IVAN O TERRIVEL ( HÁ PARTE 1 E PARTE 2 EXISTEM )

Ivan, o Terrível (em russoIvan GrozniycirílicoИван Грозный) é um filme épico histórico dividido em duas partes sobre Ivã 4.º da Rússia, encomendado pelo secretário-geral soviético Josef Stalin, que admirava e identificava a si mesmo como um sucessor de Ivan, escrito e dirigido pelo cineasta Serguei Eisenstein. A primeira parte foi lançada em 1944, e a segunda parte somente em 1958, a qual foi banida por Stalin por ter ficado indignado com a representação de Ivan no longa-metragem.


d) EMPRESA SKUBE ( SKULL KUBE - cubo e caveira )

https://www.skube.com.br/


e) SOBRE O XADREZ DE 4 LADOS:

FIRST: TÁTICA E COMPLÔ SINÔNIMOS

Sinônimo de táticas

31 sinônimos de táticas para 2 sentidos da palavra táticas:

Conjunto de métodos e procedimentos:

1 técnicasmeiosrecursosmaneirasmodosformasprocedimentosferramentasmecanismosartifíciosesquemasmétodosprocessosestratégiasviasdispositivosmetodologiasestratagemasartimanhasjeitosartes

critériosparâmetrosplanosplanejamentosestratégicassegredos

expedientesreceitas.

Sinônimo de complô

66 sinônimos de complô para 4 sentidos da palavra complô:

Qualquer tipo de conluio ou maquinação:

1 conspiraçãomaçadacombinaçãoconluioigrejinhaintentona

maquinaçãointrigacumplicidadeconjuroconchavoconciliábulo

conjuração

esquemamancomunaçãourdiduracambalachocompadriotransa

tramoiacolusãoconspirataconventículomeneioobraartifíciofarsa

imposturaardilmanhaarmadilhaembusteburlafraudeintrujice

logroludíbriotrampolinicetrapaçaengodochicanaenredotrica

golpeenganofalcatruaembrulhosubterfúgiomanobratrança

artimanhatapeaçãotranquibérniatruquexodóardilezaaldrabice

embusteiriceembustice

marosca.


SINÔNIMOS PALAVRA FOCO ( de ataque ou defesa )

Ponto central ou principal:

1 pontocentrocernefulcroâmagoessênciaeixocoraçãoseio.

Objetivo ou intuito:

6 objetivointuitopropósitodesígniointençãointentofinalidadefim

fitometadesejovontadetenção.

Ponto de onde algo se propaga:

5 sedebasepolonúcleoorigemfonte.

Atenção:

3 atençãoconcentraçãocompenetraçãodedicaçãoaplicaçãointeresse

empenhoesforço.


foco
Semelhantes
âmago
alma
base
bojo
centro
coração
eixo
espírito
essência
fundamento
fundo
gema
imo
interior
íntimo
medula
meio
miolo
quididade
seio
substância
ventre
vivo

https://www.chess.com/pt-BR/article/view/xadrez-de-quatro-jogadores-como-jogar-e-vencer-1


Enquanto o xadrez tradicional de dois-jogadores que nós conhecemos e adoramos se tornou a forma mais popular de jogar, têm surgido centenas de variações de xadrez criadas por adeptos criativos do jogo.

Uma das primeiras e mais notáveis variações de xadrez foi o xadrez de quatro-jogadores. Se já era divertido com dois, porque não com quatro? Têm também havido versões com três, seis, e até 12 jogadores... mas é claro que quatro é o número mágico!

XADREZ DE QUATRO JOGADORES NO CHESS.COM

O Chess.com introduziu recentemente o xadrez de Quatro-jogadores. Podes experimentá-lo aqui!

Como e por quê?

Bem, o nosso CEO Erik está sempre à procura de adicionar recursos interessantes e programadores de xadrez talentosos. Um dia ele tropeçou no hellochess.com, que estava oferecendo  Xadrez de Quatro jogadores e mais algumas variações. Após algumas conversas com John, o extraordinário programador por trás deste site, nós fomos afortunados em o conseguir adicionar à na nossa equipa para o reconstruir para o Chess.com.

O Xadrez de Quatro jogadores no Chess.com é um pouco diferente daquele com regras mais tradicionais. No passado, costumava ser 2-vs-2 ou o último jogador de pé. No entanto, à medida que fomos testando o jogo na prática nós percebemos que este parecia frequentemente recompensar os jogadores mais cautelosos em vez dos mais ambiciosos. Nós optamos por escolher uma abordagem baseada-em-pontos, a qual levaria em conta o jogo agressivo e recompensaria também o ataque aos outros reis. 

Esperamos ter encontrado uma boa combinação! 

Adicionalmente, nós mudamos os relógios de xadrez para melhorar o ritmo do jogo para os jogadores. Para um conjunto completo das regras, visita a página oficial do xadrez de Quatro Jogadores.

ESTRATÉGIAS BÁSICAS

  1. O jogador mais perigoso no tabuleiro é aquele que está à sua esquerda. Se este jogador(a) te dá xeque (ou joga outro ataque poderoso or lance de captura), existem agora mais dois jogadores que podem aproveitar e fazer o mesmo com outros lances de tempo antes que seja a sua vez. Portanto olha sempre para a sua esquerda!
  2. Nunca assume que vai recapturar. Tal como em xadrez verdadeiro, onde nós devemos ter cuidado com "zwischenzugs" (táticas intermediárias), no Xadrez de Quatro Jogadores, lances estranhos e surpreendentes chegam de todos os lados. Portanto quando você pensa que está calculando uma "linha forçada," pensa duas vezes!
  3. Bispos = melhores. OK, na verdade não, mas eles são bastante bons. Esta é uma coisa psicologicamente difícil de adotar de início quando está pensando em "trocas de bispos por cavalos" porque está acostumado que isto seja normal em xadrez tradicional. Isso é normalmente uma ideia TERRÍVEL em xadrez de Quatro Jogadores. Os bispos valem cinco pontos (apropriadamente) como as torres, mas em algumas posições, eles podem ser as peças mais importantes, mais perigosas sobre o tabuleiro, indo de um lado para o outro.
  4. A promoção de peões é chave. Alguns jogadores empregam cedo uma estratégia de "avanço de peões" para obter aquela cobiçada segunda dama, enquanto outros gostam de abrandar o jogo com múltiplos peões, antecipando que não é quem obtem a primeira dama que interessa, mas quem pode obter duas ou três damas extra. Isso acontece! Portanto acautela-te!

Finalmente, apesar de tudo o que eu disse, não te afastes completamente dos princípios de xadrez clássico. À medida que mais teoria sobre o xadrez de Quatro Jogadores tem sido desenvolvida, você verá frequentemente os jogadores mais fortes a fazer coisas como:

  • fianchetto um bispo
  • fazendo roque
  • movendo as torres para o centro atrás dos peões que avançam
  • desenvolvendo TODAS as suas peças antes de começar com ataques

Agora é a sua vez de experimentares. Clique aqui ou no botão em baixo para entrar numa partida de xadrez de Quatro Jogadores. Divirta-se!

f) A ACRÓPOLE O PONTO MAIS ALTO MAIS PRÓXIMO DAS EXTRELAS DO SOL E DA LUA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Acr%C3%B3pole_de_Atenas

Acrópole de Atenas (em gregoΑκρόπολη Αθηνώνtransl.Akrópoli Athinón) é a mais conhecida e famosa acrópole do mundo. Embora existam muitas outras acrópoles na Grécia, o significado da Acrópole de Atenas é tal que é comumente conhecida como A Acrópole, sem qualificação. É uma colina rochosa de topo plano que se ergue 150 metros acima do nível do mar, em Atenascapital da Grécia, e abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.

As acrópoles da Antiga Grécia eram, como o próprio nome diz, "cidades altas" (do grego ἄκρος, "alto", e πόλις, "pólis");[1] construídas no ponto mais elevado das cidades, serviam originalmente como proteção contra invasores de cidades inimigas, e quase sempre eram cercadas por muralhas. Com o tempo, passaram a servir como sedes administrativas civis ou religiosas.

A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C., sob a administração do célebre estadista Péricles, que coordenou a construção de um dos mais importantes edifícios. Foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas; entre as que ainda estão de pé, estão o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteu, templo dos deuses do campo, e o Templo de Atena Nice, simbólico da harmonia da antiga cidade-estado de Atenas.

G) PARTE SAGRADA DA ACRÓPOLE - VITÓRIA SEM ASAS ( O EPITETO )

 A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas; entre as que ainda estão de pé, estão o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteu, templo dos deuses do campo, e o Templo de Atena Nice,


Templo de Atena era um templo dedicado à deusa grega Atena, localizado na Acrópole de Atenas, na GréciaNice significa vitória em grego antigo,[1] e se refere a um dos epítetos comumente dados à deusa na cidade (em grego Νίκη, Níkē ou Niké).

Seu templo era em estilo jônico antigo e localizava-se na parte sudeste da Acrópole, à direita da entrada. Lá, os cidadãos atenienses adoravam a deusa, na esperança de que ela os ajudasse na longa guerra contra a cidade-estado rival, Esparta. O Templo de Atena Nice foi a expressão máxima da ambição de Atenas de se tornar a pólis mais importante da Grécia.

O templo foi construído no local onde havia um outro templo de Atena, que foi demolido pelos persas em 480 a.C.. Havia uma grande estátua da deusa Atena no centro do templo; Pausânias descreve-a como sendo de madeira, segurando um escudo na mão esquerda e uma romã, fruta que simbolizava a fertilidade, na mão direita uma lança. Atena Nice era, originalmente, a deusa alada da vitória. Contudo, para o templo, foi construída uma estátua sem asas, para que assim ela nunca pudesse sair da cidade. Por essa razão, a estátua foi muitas vezes chamada Níkē Apteros (que significa vitória sem asas).


H) ATENA

Atena (em gregoΑθηνάtransl.Athēná, ver seção Nome), também conhecida como Palas Atena (em gregoΠαλλάς Αθηνάtransl.Pallás Athēná) é, na mitologia grega, a deusa da civilização, da sabedoria, da estratégia em batalha, das artes, da justiça e da habilidade. Uma das principais divindades do panteão grego e um dos doze deuses olímpicos, Atena recebeu culto em toda a Grécia Antiga e em toda a sua área de influência, desde as colônias gregas da Ásia Menor até as da Península Ibérica e norte da África. Sua presença é atestada até nas proximidades da Índia. Por isso seu culto assumiu muitas formas, além de sua figura ter sido sincretizada com várias outras divindades das regiões em torno do Mediterrâneo, ampliando a variedade das formas de culto.

A versão mais corrente de seu mito a dá como filha partenogênica de Zeus, nascendo de sua cabeça plenamente armada. Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades, mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática. Também protegeu vários heróis e outras figuras míticas, aparecendo em uma grande quantidade de episódios da mitologia.

Foi uma das deusas mais representadas na arte grega e sua simbologia exerceu profunda influência sobre o pensamento grego, em especial nos conceitos relativos à justiça, à sabedoria e à função civilizadora da cultura e das artes, cujos reflexos são perceptíveis até nos dias de hoje em todo o ocidente. Sua imagem sofreu várias transformações ao longo dos séculos, incorporando novos atributos, interagindo com novos contextos e influenciando outras figuras simbólicas; foi usada por vários regimes políticos para legitimação de seus princípios, e penetrou inclusive na cultura popular. Sua intrigante identidade de gênero tem sido de especial apelo para os escritores ligados ao feminismo e à psicologia e algumas correntes religiosas contemporâneas voltaram a lhe prestar verdadeiro culto.



I) DESENVOLVIMENTO DO TEXTO

 Um grande amigo me chamou para ir numa festa onde usei o tabuleiro construido com uma toalha de mesa de festas recortada do tamanho da pesquisa que fiz sobre o tabuleiro de xadrez de 4 lados na internet, ou seja o tabuleiro é constituido de uma toalha de festas feita de composição têxtil de 100% polipropileno, e este foi o único lugar onde jogamos o xadrez de 4 lados, de 4 exércitos numa festa feita em um terraço nume bela noite na casa de um amigo.
   Acrópole é terraço de prédio porque é a parte mais alta, deusa Pallas Athena, da civilização sabedoria, estratégia em batalha, das artes justiça e habilidade. POr isto a foto da acrópole de atenas. Caveiras e Cubos, vejam os cubos posicionados no background deste blog, quer que eu leia sua mão ou tire as lâminas do tarot para você: HAINDL TAROT BY HERMANN HAINDL. Lâminas de tarôt, façam suas interpretações das conexões existentes entre as pesquisas feitas neste capitulo e entrará a Pirâmide de Maslow e o Mestre de xadrez Kasparov no capítulo 99, sobre o xadrez de 2 lados. 14 min.




 





No comments:

Post a Comment

211 - Solastender treze